domingo, 1 de agosto de 2010

Ideia, roteiro, tratamentos, storyboard e + tratamentos


A ideia do roteiro de All you need is love é de 2004, logo depois escrevi o primeiro tratamento do roteiro com a Silvia Albertini que na época era a minha namorada. Dois anos mais tarde, em 2006, fiz a primeira tentativa de gravar o curta. O meu cunhado, o Lallo, que é videomaker como eu, estava vindo para São Paulo nos visitar. Esqueci de dizer que o Lallo é italiano e eu tinha participado de dois curtas dele na Itália. Fiz o segundo tratamento no roteiro, mas quando o Lallo chegou, fomos barrados na produção. Filme independente, sem leis de incentivo, sem patrocínios, não conseguimos um prédio para gravar as cenas internas - tentamos até esse que gravamos, mas sem sucesso.
Decidi colocar o roteiro no PAC, EDITAL PRÉMIO ESTÍMULO DE CURTA-METRAGEM, aqui de São Paulo, mas não deu certo, o projeto não emplacou.
Em 2007 um amigo estava indo cursar cinema em Londres, mas queria dirigir um curta antes e me pediu o roteiro para dirigir. Escrevi o 3º tratamento do roteiro. Na época eu havia acabado de fazer um workshop com Di Moretti, que mudou completamente a minha percepção de escrever roteiros. Logo em seguida o Sombra (Rogério Serra) fez um storyboard e montamos a equipe. Éramos eu, Gabriel, Sapo, Gonça, Ricardo Beltrame e mais algumas pessoas. Decidimos fazer tudo sem dinheiro mesmo, estávamos finalizando o elenco, com as locações quase todas fechadas, e novamente não conseguimos o prédio. O Gabriel desistiu do projeto e foi para Londres. Foi nesse momento que eu decidi que teria que ser eu a gravar o curta e para isso precisava do mínimo de grana.
Para viabilizar o projeto, o Gabriel me apresentou o Rodrigo Piovesan, dono da Betacine em Cuiabá. Eu entraria com a equipe criativa e a Betacine entraria com a estrutura, mas por uma questão de custos  com a logística, o filme teria que ser gravado em Cuiabá, mas a história foi toda pensada para uma metrópole, mais precisamente, para São Paulo, e acabou que não  deu certo.
O filme ficou na gaveta um tempão, me dediquei a outros projetos, fui juntando um dinheirinho... Em 2009 o Gabriel voltou para São Paulo para gravar o filme de graduação dele. Eu me envolvi na produção junto com o Lú e o Cabelo, os três mosqueteiros. A gravação foi muito estressante, foi aí que com o Lú e o Cabelo decidimos que esse ano teríamos que gravar um curta nosso, apesar dos obstáculos. Lembrei daquele projeto que tinha escrito com tanto carinho... Voltamos ao All you need is love, escrevi o 4º tratamento. Mas e aí? Onde conseguir a grana para bancar? Foi quando a Silvia veio com a ideia do cinevaquinha, um conceito de evento para captação de recurso privado para o cinema independente- vou postar depois tudo sobre o cinevaquinha, é uma projeto super legal. O cinevaquinha é o que a palavra diz: uma vaquinha para o cinema. Se encontra um espaço interessado em projetar filmes independentes, alguns apoiadores, se chamam os amigos e se organizam os screenings de filmes produzidos na cena independente no Brasil. Tem um bar que vende bebidas e comidas, o dinheiro arrecadado vai para a produção de um projeto. É um fundraising independente. Queria fazer o primeiro cinevaquinha para conseguirmos patrocinadores, mas não rolou por falta de espaço para montarmos o evento. O problema do espaço, de novo! Por outro lado o projeto nos trouxe parceiros (o que reduziu muito os custos) como a Quanta, Estacionamento Patropi, InspiRed e sobre tudo o Instituto Tomie Ohtake, que decidiu ceder a locação para gravar as cenas externas e internas. Finalmente tínhamos conseguido o prédio e tudo estava de pé. Marcamos as locações, fechamos com os fornecedores, os atores e a equipe. Algumas semanas antes da gravação escrevi o 5º e ultimo tratamento do roteiro, que ainda passou por algumas modificações no set.
O filme agora está pronto, é um sonho que consegui realizar depois de muitos anos e apesar de muitas dificuldades.        
Sombra storyboard (Rogério Serra)

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